Ao desmontar, verificou-se que a ventoinha nunca funcionava. Em modelos mais actuais, a ventoinha é accionada quando necessário, o processo é automatizado por um circuito responsável por receber informação da temperatura e, ao atingir um determinado valor, dá o sinal à ventoinha para trabalhar, até arrefecer de volta ao mínimo e aí, desliga até nova ordem. Neste caso, nunca trabalhava, o que fazia pensar que podia ter queimado algum componente mais importante, além do circuito da própria ventoinha, como o gpu ou o cpu.
Assim, limpou-se e lubrificou-se a ventoinha, mediu-se os valores do circuito de controlo, e no caso era apenas uma solda fria que impedia a transmissão do sinal de ligar/desligar à ventoinha. O video continuava distorcido.
Solda refeita, ventoinha de novo a funcionar. O cpu parecia intacto, mas o gpu não estava a 100%, porque a imagem vinha distorcida. Como podia ser uma solda fria, dado que todos os valores de voltagem estavam correctos, fiz um reflow ao gpu. O resultado não podia ter sido melhor...
Depois foi só fechar tudo, e deixar em teste.
Sem comentários:
Enviar um comentário