quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Toshiba A300

Toshiba A300 em muito mau estado. Tinha sido levado a reparar a outro lado, mas a tentativa de reparação não foi bem sucedida. Tinha vários problemas, desde falta de parafusos, de teclas, utilização de condensadores incorrectos, soldas mal efectuadas, e no fim de contas não ligava.





O conector que se vê nas imagens da direita recebem o cabo que vem do botão de ligar/desligar o portátil, logo a razão de não ligar poderia estar ali. Removi estas ligações mal efectuadas e coloquei um conector novo. Também removi os condensadores em cima para colocar uns apropriados.



 Depois destas alterações o portátil já ligava e mostrava imagem no lcd, mas não de forma perfeita. Optei primeiro por tentar fazer um reflow tanto no ich como no gpu da gráfica dedicada, mas sem melhorias na imagem. O portátil já carregava por inteiro o s.o. sem falhar, sem bloqueios e sem reiniciar, mas a imagem continuava com distorções.






Assim, a causa provável era a gráfica dedicada. Optei por trocar por outra que sabia estar funcional e a partir daqui a imagem apareceu sem qualquer problema, ficando assim o portátil totalmente recuperado.







terça-feira, 26 de agosto de 2014

Toshiba Satellite L300 - Nec Tokin

Toshiba Satellite L300-195, vários sintomas desde bloqueio, tanto no início do arranque como no carregamento do s.o., Bsod's, reinícios aleatórios, tudo sintomas de que poderia ser o infame nec tokin.
Depois de verificados os pontos chaves e respectivas voltagens, tudo parecia nos conformes, logo virei-me para o dito condensador.
Depois de removido, substituí por 3 condensadores de tântalo com baixa esr com um valor de capacidade total próxima (por excesso) do nec tokin.


Ainda com a board fora da carcaça do portátil, experimentei ligá-la, e o resultado foi animador.



Depois de entrar no s.o. e ter "andado" por lá uns minutos, verifiquei que estava tudo a funcionar bem, assim encerrei, montei tudo de volta, e voltei a entrar no s.o., onde ficou durante umas horas em teste, tendo passado com distinção.


Videoporteiro

Videoporteiro já com alguns anos, que já não abria a imagem completa quando tocavam a campainha, nem abria a porta de prédio quando se carregava no botão.


Remove-se do local de instalação, e verificou-se a cablagem de prédio. Os sinais de video e voltagens chegavam bem ao conector, e o condutor que levava o sinal ao trinco da porta tinha continuidade, logo o problema estava no interior do aparelho.



Comecei pelo que em princípio seria o mais fácil, que era o não abrir a porta. O botão estava ok, mas não havia contacto entre o botão e o conector da placa principal. Verifiquei que o problema estava na placa pequena (botoneira), e para surpresa, era um problema comum às 2 situações. O botão de abrir a porta não abria porque o cobre que acenta na placa levantou, não permitindo um contacto eficaz. No caso do video, era apenas soldas partidas. Assim, para o caso do video, refiz as soldas e ficou resolvido. Em relação ao botão de abertura da porta tive de passar uns fios directo do botão para o conector desta placa para que o contacto fosse efectivo.


Depois de testado a continuidade, montei de volta e testei. Como se vê, imagem já aparece, e a porta já abre, o que poupa umas viagens até à porta da rua.. :D


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Troca de pilha em identificador

Problema clássico de identificador sem uso por muito tempo, que ficou sem carga na pilha (0,19 volts!!!). :D
Como na internet há muita gente a querer ver como se faz esta troca, resolvi postar algumas imagens. Não é um passo a passo, mas dá para ficar com uma ideia. Usar sempre pilhas de valores iguais à original.


A troca de pilha na empresa respectiva nem é cara, mas com a diminuição de lojas disponíveis nem toda a gente quer gastar dinheiro extra na deslocação até uma dessas lojas, porque acabava por gastar o dobro ou mesmo mais em combustível, tempo, etc...

Assim, bastou comprar uma nova, e trocá-las, uma operação bastante simples de executar, mas tendo sempre em atenção a polaridade da pilha ;) .


Depois de efectuada a troca, leitura final com o multímetro mostra a voltagem correcta. Trabalho concluído.


Lembro que este identificador estava fora de garantia, e que tinha sido adquirido (já há alguns anos), ou seja, pago na altura, em vez da modalidade de aluguer. Aconselho a que se estiver na garantia, levem o identificador a uma loja, se  possível, para lá efectuarem a troca da pilha. Quem o queira fazer será por sua conta e risco.

sábado, 23 de agosto de 2014

Carregador de disco externo - recuperação

Carregador de disco externo com cabo partido, valia a pena tentar a recuperação, já que carregadores de 12V são fáceis de encontrar, mas de 1,5A poderão não o ser.


Ao abrir a caixa do carregador, um dos condutores (o negativo) estava também solto da board.



Como o fio restante (antes da bobina de isolamento magnético) era curto, prescindi enrolamento, ficando com mais cabo para trabalhar.


Com um nó para evitar sair do sítio, e efectuado o teste com multímetro, fechou-se, e colocou-se fita isoladora à volta para dar melhor aspecto.
Teste final efectuado, com ligação à corrente activa, o valor de voltagem correcto conforme leitura no multímetro.

 

Compaq Cq43 - Troca de Led

Compaq Cq43, com monitor led partido. Ligava e acendia o led, mas partido não se consegue visualizar imagem alguma.


Troca de led efectuada, e limpeza da praxe levada a cabo :) .






Resultado final e teste.





quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Iphone 4 - Troca de Lcd + Touch

Iphone 4 com touch e ecrã partidos. Funcionava, mas esteticamente não era agradável.


No caso destes Iphones, o touch e o ecrã fazem uma única peça, não sendo possível de separá-los sem os danificar, logo a substituição é para o conjunto. Em baixo o touch/ecrã antigos ao lado do Iphone já com o conjunto novo, e ligado.





quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Recuperação de placa gráfica

Pc com falta de vídeo, efectuava o power on, mas sem sinal sonoro de erro, ouvia-se no entanto o arranque para o windows. Abri o Pc, e à primeira observação, a placa gráfica estava com alguns condensadores danificados.



Após análise visual mais atenta, não se detectou nenhum outro problema, assim, partiu-se para a substituição dos condensadores por uns com os mesmos valores de capacidade e tensão.
Aproveitei para a limpeza da praxe de ventoinhas e dissipador, bem como a lubrificação das primeiras (cpu, caixa e fonte). Troquei também a pasta térmica da placa gráfica, que já estava ressequida.






Depois de tudo limpo, montou-se de volta ...


E ao ligar para o teste, a imagem voltou :)  ; carregamento do windows ok, uns tweaks para ficar a trabalhar mais rápido, e Pc terminado.




Uma placa gráfica salva (até porque era bastante razoável), sem necessidade de se comprar uma nova.