domingo, 1 de março de 2015

Carregado Toshiba não liga

Este carregador de um toshiba a200, não passava fornecia corrente ao respectivo laptop, nem sequer acendia o led de status ok. O cabo foi generosamente "abocanhado" por um dos animais da respectiva dona, deixando de fazer contacto junto da ficha. Neste caso, substitui-se a ficha com um pouco de cabo (no caso de não se conseguir uma ficha nova em tempo útil). Ao trocar a ficha, e antes de proceder à soldadura e isolamento do cabo, notou-se que o carregado voltou a acender o led, mas ainda não passava corrente até à ficha. Afinal parecia que os dentes do animal andaram a passear um pouco pelo cabo todo, mas só cortou o mesmo junto à ficha e 30cm mais abaixo. Neste ponto a voltagem era medida obtendo-se os 19v normais. Soldou-se a ficha neste ponto, e procedeu-se ao isolamento do cabo. Ficou um pouco mais curto, mas foi uma reparação muito rápida, evitando o tempo de espera por um carregador novo, e ficando mais barato.







Toshiba A300 a desligar

Laptop Toshiba Satellite A300, com restarts aleatórios. Nestes casos, primeiro vemos o estado do grupo de dissipação, e procede-se à limpeza de pó/cotão/outra sujidade, bem como à lubrificação da ventoinha, e substituição da pasta térmica. Tal procedimento neste caso não resolveu o problema, mas é sempre boa ideia levá-lo a cabo. De seguida, voltámo-nos para o condensador que este e outros modelos desta e de outras marcas têm por baixo do cpu, o ínfame Nec Tokin, que ao começar a perder a capacidade, dá origem entre outros, aos restarts aleatórios de que este laptop pacedia.







Depois de este processo ter sido levado a cabo, e se ter montado tudo de volta, o laptop voltou a trabalhar sem falhas, e agora só desliga quando comandado para isso. :) 

Substituição de porta micro usb em tablet

Tablet da Sunstech, com a porta micro usb danificada. Este tablet, ao contrário da maioria, tem um conector próprio só para carregar a bateria, logo a carga da mesma não ficava impedida pela falta da usb. Ainda assim, sem esta última, não era possível a troca de informação entre o tablet e um pc ou outro dispositivo usb.


A remoção dos "restos mortais" do que restava da micro usb original foi relativamente fácil, já que estava extremamente mal tratada. Só restava a solda dos dois terminais do ground (gnd) exteriores à porta, e que também servem para a segurar no sítio. Eis o processo de substituição por uma porta nova...




Depois de reforçar a porta com uma cola especial, tudo montado de volta e o teste de inserção/remoção da ficha do cabo micro usb pelo menos uma dúzia de vezes para confirmar que a porta estava bem soldada e fixa, foi feito o teste burn in 24h, que neste caso consistiu em manter o tablet ligado ao pc durante esse tempo, e depois deixou-se a bateria descarregar até esgotar, voltando a fazer-se a carga. Esta última operação foi efectuada para "limpar" qualquer informação retida no controlador da bateria, já que o tablet chegou com a bateria completamente descarregada, e assim pode-se comprovar que os processos de carga/descarga e controle das mesmas estavam em condições.